Fichament_Prod. Publicitária em TV_O Texto Na TV ((Cácio))
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS DE MONTES CLAROS
CÁCIO – PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV
6º PERÍODO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
FICHAMENTO
“O Texto na TV – Vera Paternostro”
Por:
Bruno Leal Barbosa
Montes Claros, 26 de Agosto de 2007
O Texto na TV (Vera Íris Paternostro)
Iconoscópio: A História da TV
“A televisão era uma realidade. Mas havia ainda um sério problema a resolver: o iconoscópio exigia uma quantidade exagerada de luz e, mesmo assim a imagem reproduzida era deficiente. Foi Vladimir Zworykin que (...) desenvolveu a válvula orthicon (um tubo de raios catódicos muito sensível) (...) equilibrava a luz e melhorava a qualidade da imagem”. (p. 24)
“Durante a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da TV sofreu uma parada... Mas entre o final de 40 e começo de 50, entrou na vida de praticamente todos os países e se firmou como meio de informação e comunicação de massa”. (p. 24)
“As pesquisas para a transmissão de imagens em cores aconteceram antes mesmo da guerra, mas só foram viabilizadas a partir de 1951, com algumas transmissões experimentais nos EUA”. (p. 25)
“No Brasil foi adotado o PAL-M, que é o sistema colorido alemão compatibilizado com o padrão preto e branco norte-americano”. (p. 25)
“A História da TV tem outra reviravolta com a implantação das transmissões via satélite (...) Lançado em 1962, o satélite de comunicação Telstar I permitiu a primeira transmissão em caráter experimental entre os EUA e a Europa”. (p. 25)
“O desenvolvimento de altas tecnologias na área de telecomunicações é ininterrupto: é um avanço permanente que, associado ao jornalismo, o transforma a todo instante”. (p. 26)
PRF-3: A TV No Brasil
“... a história da chegada da tv no Brasil tem como protagonista Francisco de Assim Chateaubriand Bandeira Melo”. (p. 27)
“Em 1950, Assis Chateaubriand era proprietário do que se pode considerar o primeiro império do país: Diários e Emissoras Associadas”. (p. 27)
“No começo dos anos 50, a indústria brasileira já se encontrava em processo de crescimento, e nos centros urbanos começavam a se transformar através da criação de uma infra-estrutura básica para o desenvolvimento”. (p. 27)
“Pouca documentação se tem dessa época, mas uma data marca a inauguração oficial da primeira emissora de TV no país: 18 de Setembro de 1950. Nesse dia, entrava no ar a PRF-3 TV Difusora, depois TV Tupi de São Paulo”. (p. 28)
“Nos primeiros seis meses, a Tupi só tinha cinco horas de programação diária – das seis às onze da noite – que incluía, invariavelmente, filmes, espetáculos de auditório e noticiário”. (p. 29)
“Com o tempo e o crescimento na produção, o preço dos televisores foi se tornando mais acessível e as emissoras foram se instalando em outros estados: a TV ampliava sua área de penetração e começava a atrair as agências de Propaganda e anunciantes...” (p. 30)
“A televisão surgia como uma forma mágica de vender produtos (...) os anunciantes passaram a comandar as produções e os programas passaram a ter seus nomes associados ao do patrocinador”. (p. 30)
“Os anos 60 consolidam a TV no Brasil. Na disputa pelas verbas publicitárias, ela assume, definitivamente, o seu caráter comercial: Começa a briga pela audiência”. (p. 30)
“Os anos 60 viram ainda nascer na TV brasileira os programas de auditório de grande repercussão e audiência. A TV Record explodiu com os musicais...” (p. 31)
“Em 1965, surge a emissora das Organizações Globo, do RJ”. (p. 31)
“A TV Globo começa com uma grande programação voltada para a linha popular (Chacrinha, Dercy Gonçalves, Raul Longras, e a partir de 1966 – quando compra a TV Paulista – Sílvio Santos) e, associada ao grupo norte-americano Time-Life, parte para a implantação do esquema de network, comprando e contratando emissoras pelo país (as afiliadas) para expandir seu sinal”. (p. 31)
“É nessa época que surge a Embratel – Empresa Brasileira de Telecomunicações. A Embratel liga o Brasil através de linhas básicas de microondas – rotas – e adere ao consórcio internacional para utilização de satélites de comunicação – o Intelsat. Estava criada, então, a estrutura para as rede nacionais de televisão” (p. 31)
“É, Porém, consolidada que a TV brasileira entra nos anos 70 sob regras impostas pelo governo militar: é a fase da censura prévia ao conteúdo de programas de todos os gêneros”. (p. 32)
“Em 1972, o momento de um avanço tecnológico: começa a era da cor na televisão brasileira”. (p. 32)
“No final dos anos 70, o empresário Sílvio Santos ganha uma emissora de TV, no Rio de Janeiro. Em 1976, ele sai da TV Globo, e começa a produzir seu programa dos domingos na TV Tupi de São Paulo, retransmitindo-o pela TVS (Rio)”. (p. 33)
“Em Julho de 1980, chega ao fim a história da primeira emissora do país: por causa de problemas financeiros a Rede Tupi de Televisão é cassada pelo governo. E suas emissoras são divididas em dois grupos empresariais – Sílvio Santos e Adolfo Bloch. Em 1981, a TVS passou a integrar o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão”. (p. 33)
“Na década de 1990, não é mais surpresa na TV brasileira habituais transmissões ao vivo”. (p. 34)
“Com a implantação da TV por assinatura, as grandes redes de TV aberta começam a perceber que Têm novos desafios pela frente para manter a audiência” (p. 34)
“... algumas emissoras enfrentam momentos difíceis, e em crise passam a ser alvo de fortes grupos religiosos; em outras, a solução passa pelo aparecimento de vários programas de auditório de estilos semelhantes, sensacionalistas e apelativos”. (p. 34)
NOVAS Tecnologias: A HDTV
“... a televisão está entrando na era tecnológica digital e isso significa que todas as possibilidades que nossa imaginação puder criar são viáveis”. (p. 50)
“Nesse bem próximo futuro digital existem mais de 30 sistemas de televisão em processo de pesquisa. Entre eles, o que atrai a todos por ser o mais revolucionário é o HDTV”. (p. 50)
“A TV de alta definição oferece imagens mais amplas, maiores detalhes, contraste e definição igual à imagem do cinema”. (p. 50)
“A maior diferença, e o grande apelo da HDTV, é sem dúvida a definição da imagem que transmite”. (p. 51)
“No Brasil o sistema PAL-M, que possui 525 linhas, oferece ao telespectador uma resolução de 150 mil pixels ou elementos de imagem, enquanto a HDTV, com 1.125 linhas, chega a uma resolução de 2 milhões, 73 mil e 600 pixels”. (p. 51)
o As Diferenças
“Digitalizados, os sinais de áudio e vídeo vão trafegar por vários meios de transmissão – satélite ou cabo – sem sofrer qualquer degradação”. (P. 52)
“A implantação do sistema digital de televisão requer uma mudança total em todo o equipamento – seja emissoras, seja dos receptores (os telespectadores)”. (p. 53)
o No Brasil
“A Rede Globo e Rede Record disputam o mérito de terem feito a primeira transmissão experimental de HDTV no Brasil, em Junho de 1998, com a diferença de algumas horas. De qualquer forma, são as pioneiras de mais um momento histórico da TV brasileira”. (p. 56)
“Mas foi a Globo que no domingo, 7 de Junho de 1998, fez em circuito aberto para milhões de telespectadores, a primeira transmissão digital intercontinental ao vivo”. (p. 56)
“A Rede Globo também tem o mérito da assiduidade das transmissões experimentais. Ainda durante a Copa, realizou várias transmissões em HDTV, e em cada grande evento, como Carnaval, novos testes são feitos.” (p. 57)
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
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