Introdução
Relatório do 6º Período de Publicidade e Propaganda _ Portfólio
TV: A Grande Mídia. Tema do projeto multidisciplinar do 6º período desde seus aspectos técnicos, análises de seu target, peculiaridades, formatos à criação publicitária em vídeo e todos seus aspectos práticos e teóricos incluindo produção de vts, roteiros, jingles, ângulos de fotografia e filmagem, merchandising, teasers, dentre outros inúmeros catalisadores entre Mídia e Capital.
Tivemos conhecimento da História da TV e sua chegada ao território brasileiro na década de 50, que é tratada como o marco da comunicação no país. Surge no Brasil, em março de 1950 a Televisão, por intermédio de Assis Chateaubriant e uma empresa alemã. É o princípio da TV Tupi, 1ª da América Latina. Também na TV tudo era feito ao vivo e como a imagem era em preto e branco houve necessidade de adaptação para a emissão da mensagem publicitária ao consumidor, no que diz respeito à cor dos produtos.
Produção Publicitária. Mundo digitalizado – a TV, o Cinema, o Rádio, a Internet – interatividade. Uma disciplina de fundamental importância e em momento oportuno. E nos deparar com o iminente Mundo Digital faz imaginar, pensar, planejar e RE-inventar novas formas de se produzir publicidade e de propagá-la.
Conceitos, ambientes, estratégias (Marketing de Guerra), análises de fatores-problema e desenvolvimento de Planejamento de Marketing. Através dos conhecimentos adquiridos com Fundamentos de Marketing torna-se possível prever, diagnosticar e estruturar de maneira planejada e estratégica um departamento, projeto ou instituição.
Na disciplina de Mídia compreendemos, de forma técnica, desde o processo de captação das informações do cliente à publicação do material proposto pelo planejamento de mídia em consonância com o aval do anunciante. E ainda desmistificamos o CPM (Custo Por Mil), a audiência, o IBOPE, o Share, a Audiência Acumulada e outros itens de medição no âmbito midiático e principalmente o desenvolvimento do planejamento de mídia.
Pesquisamos a TV no mundo todo, como no caso da citação a seguir, referente à Europa:
“Na Bélgica, a programação musical e os clipes do Sky Channel (inglês) e do Music Channel fazem sucesso ao lado das comédias (...) A Dinamarca produz cerca de 50% de sua programação e compra o restante dos EUA (...) Os Shows para o público jovem são os mais vistos nos canais abertos da Finlândia, onde a maior parte dos lares já está conectada à TV à cabo (...) Um formato muito conhecido na TV européia e de bastante sucesso na TV francesa é o de competição entre candidatos representando cidades, envolvendo situações mais engraçadas que competitivas (...) A filosofia da programação na Alemanha é a da TV de serviço público (...) Os atores talentosos da Grécia fazem as populares novelas alcançarem grande audiência (...) Programas de gêneros humorísticos, filme e talk show são na Itália (...) Na Holanda, os Game Show e as comédias (...) O investimento das redes de TV de Portugal no gênero soap opera evidencia seu sucesso ao lado das novelas brasileiras (...) Na Espanha, programas de variedades... Game Shows e documentários (...) Gêneros musicais (balé, ópera ou Jazz) formas a base de programação na Suíça (...) O país que possui a mais tradicional das redes européias, a Inglaterra, não deixa de programar os gêneros de maior sucesso: as comédias produzidas no próprio país e as Sitcom americanas mais famosas”. (p. 66/67/68).
Vimos a classificação das categorias, dos gêneros e dos formatos:
CATEGORIA/GÊNERO
Entretenimento
*Auditório *Colunismo Social
*Desenho Animado *Docugrama
*Esportivo *Filme *Infantil *Série
*Humorístico *Interativo *Revista
*Game Show (Competição)
*Musical *Novela *Variedades
*Série Brasileira *Faroeste
*Teledramaturgia (ficção)
*Reality Show *Talk Show
Informação
*Debate *Documentário
*Telejornal *Entrevista
Educação
*Educativo *Instrutivo
Publicidade
*Chamada *Filme *Telecompra
*Sorteio * Político
Outros
*Especial *Eventos *Religioso
Pesquisei sites, artigos e tudo o que dizia respeito à TV – desde sua chegada ao Brasil até agora e as expectativas de implantação da TV Digital.
Nos tópicos a seguir serão apresentados alguns trabalhos, planejamentos, rascunhos, criações e prática em estágio obrigatório desenvolvidos nesse 6º período (Segundo semestre de 2007).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ahahah
e aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeh Brunãoo!!!
Como tá mermão?
Cara, te achei aqui maior coincidência..
Respode aeh!
valew
abraço! :P
Postar um comentário