FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS DE MONTES CLAROS
MÍDIA_VANESSA
6º PERÍODO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
FICHAMENTO
“O Futuro da Propaganda”
Por: Bruno Leal Barbosa
Montes Claros, 28 de Agosto de 2007.
Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira
“A televisão brasileira conquistou projeção mundial, exportando programas para mais de uma centena de países, o que traduz o reconhecimento da competência e criatividade dos nossos produtores audiovisuais”. (p. 11)
1º Bloco – Um Programa Para Conhecer os Programas
“Na economia, a televisão, como veículo publicitário, firmou-se como a mais atuante ferramenta de venda de bens e serviços, imprimindo velocidade e eficiência à roda da produção e do consumo”. (Mauro Salles – p. 24)
“Tanto nas grandes produções televisivas como nas pequenas, o planejamento racional significa, principalmente, o aumento da lucratividade e também o aproveitamento máximo dos recursos técnicos e humanos da emissora”. (p. 26)
“O estudo do gênero dos programas exige a compreensão do desenvolvimento da televisão sob vários aspectos, inclusive o tecnológico (...) Com as informações sobre o desenvolvimento histórico de cada gênero... chega-se a um perfil da produção em televisão”. (p.30)
“Só se pode identificar e classificar os programas pela análise da grade de programação de cada emissora”. (p. 32)
Capítulo I – Definições
Categoria
“A separação dos programas de televisão em categorias atende à necessidade de classificar os gêneros correspondentes (...) inicia o processo de identificação do produto”. (p. 37)
“Todo programa deve entreter, senão não haverá audiência (...) em suma, qualquer categoria de programa de TV deve sempre entreter e pode também informar”. (p. 39)
“Existem três categorias: Entretenimento, informativo e educativo”. (p. 39)
Gêneros: Uma Abordagem Teórica
“... pode-se assimilar o princípio de que os programas de TV formam um conjunto de espécies que apresentam um certo nível de caracteres em comum”. (p. 40)
Arte e Comunicação
“O estudo do gênero em um veículo que utiliza as artes para o próprio desenvolvimento aproxima a TV dos elementos artísticos utilizados na criação de um programa”. (p. 43)
“Os gêneros podem, portanto ser entendidos como estratégias de comunicabilidade, fatos culturais e modelos dinâmicos (...) a familiaridade se torna possível porque eles acionam mecanismos de recomposição da memória e do imaginário coletivos de diferentes grupos sociais”. (p. 44)
Definição de Formato
“Características gerais de um programa de televisão - Telenovela”. (p. 45)
“Em TV vários formatos constituem um gênero de programa, e os gêneros agrupados formam uma categoria”. (p. 45)
Capítulo II – Gêneros e Televisão
“... é importante enfatizar que, se a televisão é considerada parte da Industria Cultural, com respeito às novelas e outros programas podemos encontrar algumas contradições”. (p. 49)
“As emissoras comerciais precisam atender às necessidades dos anunciantes, ao contrário das educativas, que buscam as necessidades do público”. (p. 52)
“... as emissoras com sinal aberto tentam aproximar-se de todo tipo de público (...) Um determinado gênero atrai certo tipo de patrocinador e forma a característica da rede”. (p. 52/53)
“Os programas de maior agrado tendem a prender mais a atenção do telespectador durante o intervalo comercial”.(p. 53)
“Programação é o conjunto de programas transmitidos por uma rede de televisão. O principal elemento da programação é o horário de transmissão de cada programa”. (p. 54)
“A economia é imprescindível hoje em dia para entender o funcionamento da televisão, desde de produção de programas até estratégias de programação e Marketing”. (p. 55)
“O aumento do número de programas de determinado gênero na mesma emissora promove uma imagem que torna a rede conhecida pelo público quando este escolhe seus programas favoritos”. (p. 56)
“O estabelecimento de determinados horários para um gênero na grade horária da programação brasileira pode ser diferente em outros países por motivos socioeconômicos, políticos e culturais”. (p. 58)
Capítulo III – Gêneros de Sucesso nas TVs do Mundo
Europa:
“O potencial de produção das grandes redes de televisão aberta na Europa não conseguiu segurar o sucesso dos programas americanos presente nas programações de todos os países”. (p. 65)
“... a maioria dos países europeus compra mais dos Estados Unidos que todos os países europeus juntos”. (Freccero – p. 65)
“Na Bélgica, a programação musical e os clipes do Sky Channel (inglês) e do Music Channel fazem sucesso ao lado das comédias (...) A Dinamarca produz cerca de 50% de sua programação e compra o restante dos EUA (...) Os Shows para o público jovem são os mais vistos nos canais abertos da Finlândia, onde a maior parte dos lares já está conectada à TV à cabo (...) Um formato muito conhecido na TV européia e de bastante sucesso na TV francesa é o de competição entre candidatos representando cidades, envolvendo situações mais engraçadas que competitivas (...) A filosofia da programação na Alemanha é a da TV de serviço público (...) Os atores talentosos da Grécia fazem as populares novelas alcançarem grande audiência (...) Programas de gêneros humorísticos, filme e talk show são na Itália (...) Na Holanda, os Game Show e as comédias (...) O investimento das redes de TV de Portugal no gênero soap opera evidencia seu sucesso ao lado das novelas brasileiras (...) Na Espanha, programas de variedades... Game Shows e documentários (...) Gêneros musicais (balé, ópera ou Jazz) formas a base de programação na Suíça (...) O país que possui a mais tradicional das redes européias, a Inglaterra, não deixa de programar os gêneros de maior sucesso: as comédias produzidas no próprio país e as Sitcom americanas mais famosas”. (p. 66/67/68)
Estados Unidos:
“Os Estados Unidos e o Brasil formam as duas maiores culturas do mundo orientadas pela televisão”. (p. 68)
“Os programas que tem maior popularidade nos EUA são as comédias de costumes, seriados de ação e aventura, mistério, fantasias de ficção científica, filmes, docudramas, esportes, programas com prêmios nos Game Shows, Talk Shows...”. (p. 69)
América Latina:
“... Argentina, Colômbia e Brasil têm grades horárias com mais de 50% de produção local. Os Gêneros mais produzidos são o jornalístico, o esportivo e as novelas”. (p. 70)
2º Bloco – Classificação das Categorias, Organização dos Gêneros e Identificação dos Formatos
Capítulo IV – Os Gêneros na Programação da TV Brasileira
As Redes de TV e Seus Gêneros
Rede Cultura:
“A Rede Cultura é a única emissora educativa que transmite em sinal aberto (...) a maior parte de sua programação (31%) é infantil”. (p. 80)
“... a programação da Rede Cultura dedica 72% à categoria de entretenimento, 13% à categoria informação, 15% à categoria educação”. (p. 81)
SBT:
“No total, a programação do SBT dedica 71% à categoria entretenimento, 27% à informação e 2% à categoria outros”. (p. 82)
Rede Globo:
“A rede líder de audiência no Brasil dedicou ao gênero filme a maior parte da programação (24%). A Produção própria da emissora concentra-se em dois gêneros, telejornalismo (22%) e novelas (18%)”. (p. 83)
“Mesmo dedicando apenas 4% a programas humorísticos, a Globo é a que mais investe no gênero”. (p. 83)
Rede Record:
“A Rede Record apresentava no período pesquisado dois bons motivos para levar o apelido de “TV do Bispo”. Além de pertencer a um bispo evangélico e carismático, a maior parte da programação a (35%) era dedicado ao gênero religioso. Bem abaixo dessa porcentagem está o gênero variedades, em 14% da grade”. (p.84)
Bandeirantes:
“O quadro da Band mostra que a maior parte da sua programação (18%) era composta pelo gênero esportivo”. (p. 90)
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
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